O WordPress é conhecido para criação de blog, porém, também é uma ótima opção para criar um site limpo e de qualidade.
Seu painel é mais prático do que de outras plataformas e ele é mais fácil de ser atualizado e gerenciado.
Existem diversos motivos que levam a indicação do WordPress para fazer a criação de sites.
Neste artigo vamos trazer 7 motivos para você criar seu site em WordPress, além de mostrar a importância da plataforma e também uma seleção dos 7 melhores plugins para WordPress em 2024.
O WordPress é um CMS – Content Management System, ou em português, sistema de gerenciamento de conteúdo que surgiu em 2003. Desde então vem ganhando uma grande popularidade e hoje é considerado um dos mais conhecidos do mundo.
De acordo com estatísticas da W3techs, o WordPress tem 58,55% do marketshare de CMSs no mundo. Isso é mais do que todos os outros sistemas juntos como Joomla, Drupal, etc.
Qualquer tipo de plataforma pode ser criada dentro dos mecanismos do WordPress. Desde uma loja online a um site de notícias vinculado a um jornal da cidade.
São diversas as formas de trabalhar, e todas elas são ótimas para quaisquer desejos, geralmente as pessoas não imaginam, mas muitos sites famosos são feitos em WordPress.
Se você cogita criar um site, já ouviu falar no termo SEO – Search Engine Optimization, que são estratégias para otimizar sites, a fim de conseguir uma melhor colocação nos motores de busca, a tão sonhada “primeira página do Google”.
O WordPress trabalha de maneira simples essa otimização dos motores de busca, guiando-se de maneira adequada, você poderá colocar seu site no topo dos sites de buscas.
3) Totalmente customizável
Com exceção da plataforma gratuita, são raros os sites em WordPress similares, eles são completamente diferentes e podem ter a face que o usuário desejar.
Isso acontece, pois a plataforma possui uma infinidade de temas para você customizar de acordo com as suas necessidades.
4) Versão mobile, tablet
Esse ponto é fundamental, com o desenvolvimento da tecnologia atual, ter versão mobile é ter o público junto ao site em quase 100% do tempo. Sites responsivos são importantes também para melhor otimização.
Dos 149 milhões de usuários de internet no Brasil, mais de 92 milhões, cerca de 62%, acessam a internet apenas pelo celular, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2022, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
5) Agendamento de posts no site
Quer agendar posts para a semana? O WordPress possui um agendamento que permite que seu site nunca fique sem conteúdo.
Será possível, portanto, adiantar o trabalho do fim de semana e ter dois dias de folga, ou até mesmo sair de férias sem se preocupar.
6) Sistema de código aberto
Por ter um sistema de código aberto (open source), o WordPress é sustentado por uma grande comunidade online que é outra vantagem da plataforma.
Muitos profissionais de desenvolvimento e programação, por exemplo, podem contribuir para a evolução da ferramenta e o constante aperfeiçoamento.
7) Grande variedade de plugins
Os plugins para WordPress são essenciais para implementar uma boa estratégia de marketing digital no seu site.
Sua variedade de tipos e funções faz com que o site fique completo para aparecer na internet e ser ranqueado pelos mecanismos de buscas.
Os melhores e mais essenciais plugins para WordPress em 2024.
Confira abaixo os 7 melhores plugins para seu site .
Agora vamos para os plugins que tem grande importância nesse sucesso, pois conseguem complementar o site com novas funcionalidades.
Como são muitas as opções, selecionamos os 7 plugins para WordPress que não podem faltar nas estratégias digitais do seu site/blog.
1. Yoast SEO
O plugin WordPress para SEO da Yoast é considerado o mais completo para fazer a análise de SEO e otimização de todo o conteúdo do seu site.
Com ele, é possível fazer a configuração de praticamente todos os parâmetros de SEO de um site como Títulos, Meta-description, Sitemap XML, Taxonomias, Google authorship, e muito mais.
Na parte de otimização do conteúdo, o plugin gera uma espécie de checklist que vai nortear as suas ações do que pode ser melhorado a partir da palavra-chave com foco escolha.
Você deve se orientar pelas cores (verde, laranja e vermelho) do plugin tanto para otimização como para escaneabilidade do seu conteúdo.
2. Contact Form 7
Os formulários de contato são canais de comunicação que conectam clientes com empresas por meio de um site. São aqueles campos de preenchimento que costumam ficar na página “Fale Conosco” ou “Contato”.
O plugin Contact Form 7 para WordPress é ideal para inserir formulários de contato no seu site.
Ele permite que você adicione os campos necessários para personalizar seus formulários e ainda faça o gerenciamento de todos.
3. W3 Total Cache
O W3 total Cache é um plugin do WordPress que adiciona mais desempenho aos sites do CMS. É compatível com várias tecnologias, melhora a experiência dos usuários e, consequentemente, potencializa a relevância da página em motores de pesquisa.
Esse plugin é o responsável por aumentar de forma considerável a velocidade de carregamento do seu site e proporcionar uma melhor experiência para o usuário.
Isso é possível, pois o plugin consegue armazenar na memória cache do navegador todos os dados e reduz o tempo de carregamento das suas páginas.
Além disso, o tempo de carregamento de uma página é um dos fatores que os buscadores levam em conta na hora de avaliar um site para fazer o ranqueamento.
O akismet pode ajudar você a manter o seu site mais seguro, pois uma das funções deste plugin é detectar links maliciosos evitando o spam nos comentários do seu blog com o plugin Akismet.
Ele é considerado o mais eficiente para proteger seu site contra esta prática recorrente e abusiva.
Com isso, você não perde relevância com os buscadores e também não prejudica sua imagem perante o mercado.
O WooCommerce é um plugin de WordPress que permite a criação de lojas virtuais a partir de códigos abertos.
Com ele, você consegue criar de forma fácil e rápida o seu e-commerce com as opções de customização e funcionalidades adicionais como calculadora de frete, outras formas de pagamento, etc.
6. Jetpack
O Jetpack é um plugin desenvolvido pela Automattic (a mesma empresa responsável pelo WordPress) que tem por objetivo trazer uma série de funcionalidades disponíveis no wordpress.com para sites hospedados em qualquer outro lugar, plugin Jetpack é um dos que mais apresentam recursos úteis para a gestão do site.
Ele fornece dados analíticos e estatisticas do site com base em métricas relevantes, sugere melhorias na segurança e oferta funcionalidades extras de customização de temas, otimização de imagens e obtenção de mais tráfego para o seu site.
7. UpdraftPlus
O UpdraftPlus é o mais instalado plugin de backups para WordPress no mundo. Aliando automação personalizada a simplicidade operacional, essa ferramenta ajuda a manter uma rotina de backups segura Para fechar a lista de plugins para WordPress, temos o UpdraftPlus para você fazer o backup completo do seu site/blog.
Você pode agendar os backups, fazer o download para o seu computador ou guardar na nuvem e sincronizar com ferramentas como Google Drive, Dropbox, Amazon S3, etc.
Além disso, possui a versão premium que libera outras funcionalidades adicionais como migrar ou clonar o site/blog, outras ferramentas de armazenagem como Microsoft OneDrive, Google Cloud Storage, etc.
Agora que você conheceu os motivos para criar um site em WordPress, os 7 melhores plugins para WordPress em 2024 e a importância deles para a uma estratégia no seu negocio.
Precisa saber também que apesar do fácil gerenciamento, existem profissionais capacitados para desenvolver a melhor opção de site para a sua necessidade.
Nossa agencia especialista em estratégias digitais pode fazer com que a sua empresa venda mais e obtenha os resultados.Temos especialista na criação de sites em WordPress e ainda oferece uma série de treinamentos dos plugins para você aprender a mexer.
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Criar um site responsivo pode ajudar a garantir melhor posicionamento para que a empresa ou marca seja encontrada.
Investir em estratégias de marketing digital é essencial para empresas que queiram se consolidar no mercado atual. As pessoas estão acessando a internet com muita intensidade e esse hábito tem sido observado em todas as classes sócio econômicas e faixas etárias, pois os hábitos no mundo digital estão mudando e ao invés de computadores e notebooks, os smartphones e tablets estão entre os mais usados.
Uma pesquisa divulgada recentemente indicou que cerca de 62%, acessam a internet apenas pr dispositivos moveis
Ter o mundo no alcance dos dedos em qualquer lugar e a qualquer momento é uma ideia bastante atraente.
E é exatamente por esse crescimento do acesso à internet em outros dispositivos além dos computadores que hoje se fala tanto em site responsivo.
A criação de sites responsivos é atualmente e o essencial para as empresas, pois não é de hoje que o número de usuários da internet vem aumentando na mesma proporção em que a venda de celulares.
Mas o que é um site responsivo? É uma página que se adapta à tela do usuário, ou seja, possui compatibilidade. Por diversas vezes você abre um site no computador ele está configurado de uma forma e nos dispositivos móveis de uma forma diferente, e isto é um site responsivo – que facilita a visibilidade e a navegação. É para isso que serve um site responsivo: para permitir que o usuário navegue independente do site, na sua totalidade.
Quando um usuário abre um site no celular e percebe que as letras são muito pequenas, tenta dar zoom e a página trava e a navegação não flui, dificilmente vai se esforçar para ter acesso àquele conteúdo.
A tendência é que essa pessoa feche a página e possivelmente não tente abri-la de novo no celular.Por isso, quando existe a criação de site não responsivo, a chance de perder usuários aumenta muito. Em outras palavras, essa função principal permitir que possamos acessar qualquer site, a partir de um dispositivo móvel, sem que as suas características visuais sejam prejudicadas.
Quer dizer, o ideal é criação de site que seja compatível com todos os tamanhos de tela do celular, tables que estejamos utilizando. Dessa forma, a criação de sites responsivos facilita o acesso e a navegação pelos usuários. Outro detalhe importante: criar sites responsivos faz com que se tenha mais chances de conseguirem um bom posicionamento no Google, porque esse é um dos critérios que o buscador leva em consideração. Ou seja, mais uma forma de atrair mais visitantes.
A compatibilidade de sites responsivos
Para o Google, ter um site responsivo, hoje, é fundamental especialmente para as suas buscas.Por exemplo, a compatibilidade de um site com todos os tipos de dispositivos móveis é um quesito decisivo para registrar a classificação do SEO no que se refere aos resultados de busca. Esse processo será realizado por meio da atualização do seu algoritmo (código) para ser possível fazer essa diferenciação.
Com isso, o Google irá priorizar as páginas que tenham uma experiência em dispositivos móveis mais significativas do que os sites que desempenhem melhor essa função somente em computadores.
Como vimos, a criação de sites responsivos é importante pelo simples motivo de facilitar a vida do usuário que navega na internet a partir de um celular.
Se um site que não preenche todos os requisitos de compatibilidade for acessado e o usuário perceber certa demora em carregar a página, ou ela aparentar algum problema de visualização, com certeza ele irá sair do site e irá procurar outro que abra mais rápido.
E é isso que o SEO Google quer evitar ao determinar que os sites responsivos venham em primeiro na lista de busca.
Logo, para que qualquer site fique mais bem colocado no rankeamento,site de busca é necessário que ele seja,antes de qualquer coisa, pensado, criado e desenvolvido tendo como base a experiência de quem acessa a internet pelo celular e depois para o usuário do desktop.Após criar um site bem pensado e estratégico, a certeza de um melhor posicionamento nas pesquisas do SEO será garantida.
O WordPress é um CMS, que nada mais é do que uma plataforma para publicação e gerenciamento de blogs e sites. Ele foi escrito em PHP e utiliza bancos de dados MySQL e, por ser de código aberto, é mantido pela comunidade e constantemente atualizado e aprimorado. Em termos gerais e simplificados um CMS (gerenciador de conteúdo), ou simplesmente sistema de gerenciamento de conteúdo, é classificado como um aplicativo que tem como função principal fazer a criação, a edição, o gerenciamento e a publicação de informações e conteúdos de maneira organizada, a fim de que o próprio sistema possa ser alterado, extraído e acrescentado.
Um sistema simples – gerenciador de conteúdo
Isso permite ao usuário do CMS uma independência a respeito do conteúdo, bem como sobre o seu desenvolvimento dentro do meio online.
E com esse aplicativo, os serviços terceirizados tanto para a manutenção quanto para a assistência podem ser dispensados.
Na maioria das vezes, o CMS – gerenciador de conteúdo é utilizado para guardar, fiscalizar e abastecer todo o tipo de documentação, tais como publicação online de marketing, artigos, manuais técnicos, notícias, manuais de operação, guias de vendas etc...
As informações podem ser, diversos conteúdos da internet, arquivos de computador, áudios, vídeos, imagens, documentos eletrônicos entre outros.
Para sermos mais específico, podemos comparar um gerenciador de conteúdo a um esqueleto de website preestabelecido, em inglês chamado de framework, que possui soluções simples referentes à administração, a usabilidade e a visualização que já vêm disponíveis.
Esse sistema, além de ser extremamente fácil de usar, proporciona ao usuário criar, armazenar e administrar qualquer conteúdo ou informação por meio da interação do acesso por meio da internet.
Dentre as várias opções que uma empresa tem em optar por esse sistema em questão, a mais viável é deixar mais rápido o método para atualizar os ambientes web. Dessa forma, os próprios colaboradores podem atualizar as suas áreas pertinentes, sejam elas na intranet ou em sites da internet. E o melhor de tudo é que o gerenciador de conteúdo – CMS não requer nenhuma habilidade específica, fora os conhecimentos básicos para quem usa um editor de texto.
Ainda, que o gerenciador de conteúdo permite que a empresa reduza significativamente os gastos com programação ou com desenvolvimento de soluções sobre a gestão de conteúdos, tais como banco de dados, autorizações de entrada aos diversos tipos de recursos, formulários e verificação de usuários administrativos e poder acompanhar, por meio de estatísticas, o acesso aos conteúdos, proporcionando, ao usuário que obtenha informações a respeito do público-alvo, as suas necessidades e os seus interesses.
Hoje a criação de sites para empresas ou profissional liberal deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação daqueles que querem se destacar o máximo possível no mercado, atraindo mais pessoas, fidelizando clientes em potencial e, principalmente, gerando maior volume no fluxo de negócios.
Alem disso, mesmo micro empresas e empreendedores individuais passaram a ter um site para chamar atenção do seu cliente.
As vantagens de possuir um site é a mais óbvia delas é o alcance de mais clientes: por meio de um site, é possível chegar a um número muito maior de pessoas do que por outras formas de comunicação.
Além disso, o site acrescenta credibilidade ao nome da empresa ou profissional pelo qual ele responde, já que mostra que o(s) serviço(s) e/ou produto(s) de fato existente, assim como existe pessoas sérias por trás dos negócios.
Um site também é uma preciosa fonte de informação. Hoje a maioria das pesquisas para encontrar produtos ou serviços e para comparação de preços é feita por meio de sites, blogs, redes sociais .Todos esses fatores justificam o protagonismo que os sites institucionais e profissionais recebem.
É por meio deles que podemos chegar a uma outra conclusão de nada adianta ter um site se ele for obsoleto e não estiver devidamente atualizado.
Layout pobre e textos, cores ruins afetam diretamente a credibilidade da empresa, informações imprecisas e falta delas também acarretam perdas, já que não encontrando aquilo que procura, o usuário irá passar a pesquisar em outro site.
Esses problemas podem ser resolvidos com uma simples atualização no/do site, mas aqui entra um outro impasse, que incomoda muitas pessoas, como atualizar o site sem saber linguagem de programação?
A solução para resolver este impasse é contratando um profissional, mas isso terão custos e perda de tempo, já que será necessário o repasse de várias informações.
Neste caso, uma ótima opção é a contratação de uma Agencia especializada na migração de seu site para uma plataforma (caso ele já exista) ou seu desenvolvimento a partir do zero em uma plataforma determinada.
Isso significa que você poderá editar e adicionar textos, mudar o layout, adicionar páginas, inserir imagens e realizar mais uma infinidade de outras tarefas sem conhecimento em linguagem de programação.
Desta maneira, seu site sempre estará atualizado e você não perde nenhuma chance propiciada pela presença na web por meio de um site.
Se quiser um orçamento personalizado para transformar seu atual site em uma plataforma responsiva