Rankear um site no Google é um fator decisivo para o bom faturamento online. Faz sentido para você pensar que o consumidor vai confiar nas primeiras respostas que ele receber no buscador? Isso é o que acontece! Por isso, ter um bom posicionamento é um dos maiores objetivos das marcas que trabalham com marketing digital.
Estar bem posicionado na internet significa ser mais encontrado. Em um ambiente onde todo mundo compartilha opiniões, o processo de tomada de decisão de compra mudou. Os consumidores levam mais tempo pesquisando sobre as empresas antes de optar por fechar negócio, buscam comentários sobre o produto e serviço em questão e analisam a fundo as informações declaradas na página da empresa. Não tem jeito, é preciso ganhar atenção no meio disso tudo e rankear um site no Google por meio de técnicas de SEO é indispensável para que a marca participe desse momento de forma estratégica.
O SEO, Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas entre os melhores resultados dos motores de pesquisa, como o Google.
De forma ilustrativa: é como você se arrumar para ser notado por outra pessoa. No caso do SEO, é necessário fazer melhorias no conteúdo e nas configurações para rankear um site no Google e fazer com que ele seja encontrado com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa relacionada a serviços ou produtos que você oferece.
Com as técnicas de SEO é possível otimizar o site para que ele ocupe as melhores posições dentre diversas palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio – isso é muito importante, porque as pessoas tendem a acessar apenas os links da primeira página do buscador. Não tenha dúvidas de que um bom posicionamento nos mecanismos de busca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de marketing digital!
Faça uma boa pesquisa de otimização e palavra chave
O primeiro passo antes de criar um conteúdo otimizado é escolher a palavra-chave que você deseja classificar no Google. Para isso, você precisa realizar uma pesquisa de termos interessantes por meio de ferramentas gratuitas, como o Keyword Planner, do próprio Google. Ele permite que você encontre sugestões de palavras-chave e grupos de anúncios apenas digitando as principais palavras que deseja segmentar.
Com base nos termos que outros usuários utilizam para pesquisar, a ferramenta fornece uma lista de sugestões para serem utilizadas. Outro método para encontrar o que as pessoas estão procurando é digitar no Google suas principais palavras-chave e verificar as sugestões com base nas pesquisas mais populares.
Você ainda pode rolar até a parte inferior da página de resultados do Google e ver mais algumas consultas relacionadas à pesquisa. Dedique um bom tempo do planejamento do trabalho para buscar os termos ideais, pois eles são fundamentais para rankear um site no Google. Se as palavras não forem estratégicas de verdade, você irá otimizar o trabalho para a direção errada.
Invista em um conteúdo de qualidade
Um conteúdo muito bem escrito pensando em SEO precisa ser otimizado para atender os principais requisitos relacionados a palavras-chave, tags e qualidade. Segundo o StatCounter, no mês de julho de 2020, o Google tem mais de 92% do market share global. Pensando na dimensão da plataforma, imagine que seu conteúdo estará lá junto de tantos outros. O que você precisa fazer para que ele seja encontrado?
Para ter um conteúdo otimizado para SEO, você deve se atentar a quantidade de vezes que o termo aparece ao longo do texto, precisa incluir um título otimizado e elaborar imagens atrativas. Além disso, o conteúdo deve ser humanizado e incluir links internos. Quer uma dica? Pense na experiência do leitor com seu material e disponibilize tudo o que ele precisa saber para aprender sobre o assunto.
Preste atenção na usabilidade e acessibilidade
Usabilidade é a técnica de tornar o site fácil de ser utilizado pelos usuários. É o conjunto de recursos visuais e programação que tornam o site intuitivo, ou seja, que as pessoas facilmente entendem como ele funciona. Um site com boa usabilidade tem menores taxas de rejeição, maior tempo de navegação e índices mais altos de conversão, sendo esses também alguns dos parâmetros para rankear um site no Google.
Os algoritmos valorizam páginas com melhor usabilidade, navegabilidade e velocidade de carregamento. Isso porque os robôs entendem isso tudo como qualidade. Portanto, cuide dos detalhes!
Rankear um site no Google significa ser encontrado pela pessoa certa no momento que ela está procurando pelo seu serviço no momento em que está disposta a fazer negócio sua marca, fazendo com que você participe do processo de decisão de compra e transmita confiança e seus diferenciais.
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Você já ouviu falar em SEO? SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas e estratégias usadas para otimizar sites, blogs e páginas web, a fim de melhorar seus rankings nos motores de busca como o Google. Essas técnicas incluem otimização de palavras-chave, melhoria da experiência do usuário, criação de conteúdo relevante e garantia de compatibilidade móvel. SEO é vital para aumentar a visibilidade online, atrair tráfego orgânico e estabelecer autoridade digital.
O SEO se aplica a todo tipo de empresa que busca presença online, desde pequenas startups até grandes corporações e é um dos pilares da estratégia de marketing para fazer a sua empresa se destacar ainda mais no meio digital,
Mas você sabe quais os benefícios que o SEO traz para o seu site? Confira!
SEO é conhecido por sua eficácia em converter visitantes online em leads ou clientes. Estatísticas mostram que as taxas de aquisição de leads de SEO são significativamente mais altas do que as de leads de saída. As estatísticas mostraram que uma média de 14,6% de taxa de aquisição é alcançada pelos leads de SEO, em comparação com 1,7% de leads próximos de leads de saída.
Ao otimizar seu site para palavras-chave relevantes, você aumenta a probabilidade de atrair visitantes interessados, o que leva a taxas de conversão mais altas. Por exemplo, um site otimizado para “melhores tênis para corrida” atrairá entusiastas do esporte, resultando em uma maior taxa de aquisição em comparação com métodos de publicidade genéricos.
Um site bem otimizado não é apenas mais acessível para os motores de busca, mas principalmente para os visitantes. Isso inclui carregamento rápido, fácil navegação e conteúdo relevante. Por exemplo, um site de e-commerce que carrega rapidamente, exibe claramente categorias de produtos e oferece informações úteis, mantém os visitantes engajados e propensos a retornar.
Existem várias maneiras de melhorar seu site e maximizar a experiência do usuário. Isso inclui fornecer ao seu público informações relevantes, fotos ou vídeos relacionados para oferecer suporte ao texto, além de sites que se adaptem ao mobile. Tudo isso leva a uma melhor experiência do usuário, resultando em mais cliques, leads e taxas de conversão mais altas. É isso que os sites de mecanismos de pesquisa estão procurando, melhorando assim seu ranking de pesquisa.
SEO local é fundamental para empresas com presença física. Ao otimizar seu site para buscas locais, como por exemplo “melhor restaurante italiano em São Paulo”, o Google mostrará ao visitante que realizou uma pesquisa local uma variedade de opções incluindo o seu site otimizado para SEO Local, e este visitará sua melhor opção e se tornará um cliente deste restaurante. SEO Local é particularmente útil para negócios que dependem do tráfego de pedestres.
A posição elevada nos resultados de busca é frequentemente associada à autoridade e confiabilidade em um determinado setor. Por exemplo, se uma empresa de software aparece consistentemente nas primeiras posições para termos como “melhor software de gestão empresarial”, isso transmite aos potenciais clientes que a marca é reconhecida e respeitada na indústria. Além disso, classificações altas nos motores de busca reduzem a percepção de risco para o consumidor, pois eles tendem a confiar mais em sites que o Google classifica como relevantes e úteis. Isso é especialmente importante para empresas novas ou menos conhecidas, onde uma boa posição nos resultados de busca pode ser a diferença entre ser percebido como um player legítimo no mercado ou ser ignorado. Portanto, investir em SEO não é apenas sobre ser encontrado, mas também sobre construir e manter a credibilidade e a confiança com seu público-alvo.
A visibilidade constante no topo dos resultados de busca é fundamental para fortalecer o reconhecimento da marca. Por exemplo, uma loja online que aparece regularmente nos primeiros resultados para “moda sustentável” torna-se sinônimo dessa categoria na mente dos consumidores. Esse reconhecimento contínuo é crucial, pois quanto mais familiar uma marca é, maior a probabilidade de ser a escolha preferida dos consumidores em decisões de compra. Além disso, uma classificação alta nos resultados de busca muitas vezes leva os consumidores a associarem a marca com liderança no setor, qualidade e confiabilidade.
O SEO melhora a experiência do usuário porque a Pesquisa do Google incluiu este fator como sinal de uma boa classificação e isso se refere à facilidade de uso de sites em dispositivos móveis.
Otimizar um site para SEO garante que ele seja completamente responsivo e acessível em dispositivos móveis. Com a crescente uso de smartphones e tablets como principais meios de acesso à internet, um site responsivo é crucial não apenas para a experiência do usuário, mas também para o ranking nos motores de busca. Por exemplo, um site de e-commerce que se adapta perfeitamente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos oferece uma experiência de compra fluida e agradável, aumentando as chances de conversões e retenção de clientes. Além disso, o Google prioriza sites responsivos em seus resultados de busca, tornando a compatibilidade móvel um fator imprescindível para um bom desempenho de SEO.
O SEO é distintamente um jogo de longo prazo, envolvendo investimento contínuo para colher benefícios duradouros. Diferente das estratégias de marketing de curto prazo, como campanhas pagas que oferecem resultados imediatos, o SEO constrói uma base sólida ao longo do tempo, que continua a render frutos. Por exemplo, o esforço dedicado hoje para otimizar um site para termos de pesquisa relevantes pode não trazer resultados imediatos, mas ao longo de meses, essa otimização pode levar a um aumento sustentável no tráfego orgânico e melhorar a visibilidade online. Seis meses é a duração mínima para um site manter a classificação ideal. Isso significa que uma vez alcançada uma posição elevada nos motores de busca, essa posição pode ser mantida com esforços consistentes, garantindo uma visibilidade contínua e um fluxo constante de tráfego qualificado.
Um ranking elevado nos motores de busca pode impulsionar significativamente a presença de uma marca nas mídias sociais. Ao aparecer na primeira página dos resultados de busca, mais pessoas descobrem a marca, o que naturalmente conduz ao aumento dos seguidores em plataformas de mídia social. Por exemplo, um site de produtos de beleza que aparece nas primeiras posições para pesquisas relacionadas tende a receber mais visitas, e esses visitantes são mais propensos a seguir a marca no Instagram ou Facebook para dicas e atualizações. Isso cria um ciclo virtuoso, onde o tráfego elevado do site contribui para o crescimento nas redes sociais, que por sua vez pode levar a ainda mais visitas ao site.
Você sabia que um atraso de dois segundos no carregamento do seu site custará 4,3% da venda?
A velocidade do site é um fator crítico tanto para a experiência do usuário quanto para o SEO. Um site rápido melhora significativamente a satisfação do usuário, reduzindo a taxa de rejeição e incentivando uma maior interação com o conteúdo. Por exemplo, uma loja virtual que carrega rapidamente suas páginas de produto, mantém os clientes engajados e aumenta a probabilidade de conclusão da compra. Além disso, os motores de busca, como o Google, utilizam a velocidade do site como um critério de classificação, o que significa que sites mais rápidos tendem a ter um melhor desempenho nos resultados de busca. Uma boa velocidade do site, portanto, não só melhora a experiência do usuário, mas também ajuda na otimização do site para os motores de busca.
Implementar uma estratégia robusta de SEO é um diferencial competitivo significativo no mercado digital. Por exemplo, se duas empresas oferecem produtos similares, mas uma delas tem um site otimizado para SEO, essa empresa provavelmente aparecerá antes nos resultados de busca, atraindo mais tráfego e potencialmente mais vendas. A otimização de mecanismos de busca permite que uma empresa não só aumente sua visibilidade online, mas também se posicione como líder em seu setor. Isso se traduz em maior reconhecimento de marca e, em última análise, um aumento na participação de mercado.
Acompanhe os avanços no mundo digital e ficará à frente da concorrência. Esta era está mudando constantemente, certifique-se de se adaptar bem às mudanças.
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SEO para e-commerce: Se já buscou saber sobre práticas de marketing, como marketing de relacionamento, marketing de serviço e especialmente, marketing digital, já se deparou com algumas estratégias usadas e uma das mais aplicadas é o SEO.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization que significa otimização para motores de busca. Ou seja, é uma estratégia para favorecer o aparecimento de conteúdos em grandes plataformas de pesquisa como o Google. Com isso é gerado diferentes oportunidades, como:
Aumento do tráfego;
Geração de leads mais qualificados;
Criação e aumento da autoridade;
Maior possibilidade de conversão.
Por permitir tantas vantagens que pode resultar em um crescimento exponencial, seja para o blog, site ou e-commerce, o SEO é tão valorizado. No entanto, como qualquer estratégia, há elementos que fazem toda a diferença.
Quer saber? Então venha conosco e confira o que não pode faltar no SEO para e-commerce da sua plataforma de vendas!
1- Seleção de palavras-chave: se há algo fundamental para obter resultado com SEO é o estudo e seleção das palavras-chave. Elas podem ser curtas ou de calda longa, o que importa é serem estratégicas, elas devem ir ao encontro de como o usuário busca. Por exemplo: acessórios para casa, purificador de ar, eletrodomésticos, entre outros.
2- Descrição atrativa de produtos: para fomentar o interesse do consumidor, é primordial caprichar na descrição. Porém, lembre-se: ela deve conter detalhes relevantes, mas sem deixar de ser objetiva.
3- Links internos: para não perder a oportunidade de aumentar o tempo que o usuário passa navegando no e-commerce, sendo um fator de ranqueamento, insira links internos, direcionados para outras páginas no site.
4- URL Objetiva: um detalhe que pode passar despercebido é a criação da URL, que deve ser clara e dizer exatamente do que se trata a página. Por exemplo, se a área trata de mangueira de incêndio, aplique o tempo na URL.
5- Descrição das imagens: as imagens do e-commerce, além de qualificadas, precisam conter descrição, que explique do que ela se refere. Isso porque as imagens também aparecem nas buscas quando o usuário digita palavras relacionadas no buscador.
6- Meta description: a meta description é nada mais que um pequeno texto descritivo que aparece logo após o título no ranking de buscas. Por ser o primeiro conteúdo que apresentado ao usuário, deve ser atrativo e com bom uso de palavras-chave.
7- Título: falando em título, ele é fundamental para captar a atenção do usuário para o e-commerce. Portanto, elabore títulos que incentivem a ação, como “Melhores celulares”, “porta de enrolar com bom preço ”, são exemplos.
Além de estratégias de SEO, há outros fatores que ajudam o e-commerce a ter vantagem competitiva frente aos demais, como:
Rapidez na abertura das páginas: quanto mais veloz, melhor, pois, além de ser uma questão que colabora para a boa experiência do consumidor, o Google também leva isso em conta.
Responsividade: é cada vez mais comum que os usuários realizem compras direto dos seus smartphones ou tablets. Por essa razão, a plataforma precisa ser responsiva, estar preparada para abrir bem nesses dispositivos.
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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais suas dúvidas sobre SEO para e-commerce.
Olá leitores da Agência Mestre,
Quando trabalhamos em um projeto de SEO, logo pensamos, vou fazer uma estratégia para as palavras mais importantes e outro para a long tail. É algo bem comum de acontecer, onde simplesmente ignoramos o momento do usuário, ou seja, qual a intenção dele com aquela palavra-chave.
Neste artigo eu gostaria de trazer uma visão mais interessante para vocês, onde avaliamos a intenção do usuário, organizando o nosso trabalho de SEO por etapas do momento de conversão.
Como exemplo, vamos seguir o fluxo de uma pessoa interessada em hospedar o seu novo site:
Neste passo, o usuário está buscando algo bem genérico para satisfazer o seu problema. Neste caso, a pessoa está interessada em um servidor, digitando “hospedagem de sites na internet”. Aqui é o momento onde a head tail ou mid tail deve estar bem trabalhada. Um usuário que tem um problema bem genérico assim pode ser impactado pela sua marca, dando uma certa credibilidade à ela. É importante saber que ele ainda não está propenso a converter, passando assim, para a próxima etapa.
O usuário tendo o conhecimento que precisa ser um pouco mais específico, ele tenta a busca por “hospedagem de sites php”, pois o seu site é feito na tecnologia PHP. Aqui é o caso onde ele vai buscar algumas referências de marca e por isto a sua empresa precisa estar bem posicionado junto aos canais de notícias e matérias especializadas. Este é um trabalho feito principalmente pela assessoria de imprensa mas também pode ser feito através de guest posts em canais relevantes.
Descobrindo um canal de notícias de sua confiança que fala sobre o assunto, a pessoa se sente mais à vontade para buscar algo como “hospedagem php netrevenda”, onde ele especifica o assunto + uma marca. Neste momento é muito importante que a sua empresa esteja bem posicionado para buscas importantes e com sua marca. É algo que simplesmente com fatores On-Page você resolve.
Após descobrir mais detalhes sobre uma empresa e o seu serviço é hora do usuário buscar mais informações sobre a confiabilidade daquela empresa. Para isto ele pode digitar algo como “netrevenda reviews”. Neste ponto é fundamental que você monitore os seus casos bons e ruins, pois se você tiver algum conteúdo na internet denegrindo a imagem da sua empresa, pode ser que ela deixe de converter o usuário.
Entendendo que aquela marca é muito boa, o usuário pode realizar uma busca como “netrevenda site” para acessar o site da empresa. Parece simples, mas em muitos casos que trabalhamos a marca sequer aparece para o próprio nome. É algo bem grave que pode atrapalhar em seu momento com o usuário. Faça o teste, busque pela sua marca + site ou website.
Entusiasmado com a sua marca e serviço, o usuário deseja aquele “descontinho”. É bem provável que ele vá procurar um cupom de desconto ou um link que provê o desconto. Desta forma ele pode executar consultas como “cupom de desconto netrevenda”. É fundamental que você fique de olho e, se possível, tenha uma página do seu website que ofereça algum desconto ao usuário, para alavancar ainda mais as vendas.
Por fim, um pouco preocupado depois da compra, o usuário começa a ter dúvidas sobre o que adquiriu, podendo pesquisar algo como “como instalar wordpress netrevenda”. Ele precisa desta informação para continuar fiel à sua aquisição. Desta forma, veja com o seu call center, o seu email de suporte ou outros canais de atendimento ao usuário, quais são as dúvidas principais. Com elas em mãos, crie conteúdo que ajude o usuário.
O trabalho de SEO deve ser sempre olhando todo o caminho do usuário e considerando todas as palavras envolvidas.. No próximo projeto que você trabalhar ou até mesmo no atual, pense neste modelo e aplique em seus projetos.