O termo SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization. Ao aplicar corretamente as técnicas atuais de SEO, você pode melhorar o posicionamento de seu site nos resultados de um mecanismo de pesquisa para termos de pesquisa relevantes e, assim, atrair um grande número de novos visitantes.
SEO envolve melhorar seu site de acordo com os algoritmos do Google, que visam classificar o conteúdo mais relevante e útil para seus usuários. As técnicas de SEO visam tornar seu site mais fácil para os usuários e rastreadores de mecanismos de pesquisa entenderem seu conteúdo e tornarem seu site mais valioso para os usuários.
SEO e uma ampla gama de técnicas que se concentram em adicionar palavras-chave relevantes ao seu conteúdo, tornando seu site mais amigável, ganhando links de fontes confiáveis e muito mais.
Os detalhes do fatores de rankeamento estão ocultos no algoritmo do Google e eles decidem a visibilidade de uma página e qual é sua posição nos resultados da pesquisa. Os resultados da pesquisa são muito influenciados pelo dispositivo, localização e histórico de pesquisa do usuário. O que uma pessoa vê na primeira posição da pesquisa, outra pessoa pode ver na 4ª posição, e uma terceira pessoa pode não encontrar o resultado desejado na primeira página. Embora o posicionamento seja um bom indicador de desempenho, é importante considerar também os impactos mencionados anteriormente.
O uso excessivo de palavras-chave pode ser ruim para uma estratégia de SEO e você não deve usá-las de forma não natural. Em geral, a palavra-chave para a qual você está otimizando a página deve aparecer no título, no primeiro parágrafo do seu texto, dentro da tag H2 em forma de pergunta, bem como em algum lugar no restante do conteúdo.
O conteúdo deve ser tão longo quanto necessário para cobrir o tópico com profundidade suficiente para classificação.
Ao criar conteúdo, você precisa olhar primeiro para o que já está classificado. Analise pelo menos as primeiras 10 páginas para entender a intenção da página e obter uma indicação de quão extenso seu conteúdo deve ser.
Mas você deve concentrar seus esforços na criação de conteúdo que responda aos termos de pesquisa da melhor maneira possível.
O SEO On-Page envolve a aplicação de ajustes na página que você deseja otimizar para os mecanismos de pesquisa. Isso inclui o enriquecimento de texto e ajustes técnicos na programação do site. Links externos e outras influências externas não fazem parte da otimização do SEO On-Page.
SEO Off-page refere-se a técnicas que você pode usar para melhorar a posição do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Muitas pessoas associam SEO off-page com link building, mas isso é apenas uma parte da estratégia.
Em essência, o SEO off-page é feito por métodos promocionais, fora do site, para ajudar em seu rankeamento. As atividades mais importantes desse tipo são Link Building e Redes Sociais.
Redirecionamentos são parte integrante da vinculação de conteúdo em seu site. Assim, os redirecionamentos transferem valor do link para a página redirecionada. Se você mover algum conteúdo para várias páginas diferentes e todos os redirecionamentos ainda estiverem ativos, você provavelmente sacrificará uma pequena parte do valor do link e da velocidade de carregamento. É sempre uma boa ideia remover todos os intermediários desnecessários.
Linkagem interna são links construídos por meio de links entre as páginas dentro de um mesmo site. A autoridade de um site é reforçada por links de outras páginas que possuem SEO como tema.
Não exagerar o número de links entre as páginas, pois pode haver consequências negativas. Depois de determinar a página para a qual você vai vincular, encontre o texto que melhor corresponde à palavra-chave principal. Encontre as páginas que irão se beneficiar de seu conteúdo, descubra as informações de contato dos autores ou administradores destas páginas e peça para eles links para suas páginas.
Como o HTTPS é essencialmente uma versão mais segura do HTTP, o Google parece favorável aos sites HTTPS. É sempre indexado primeiro e serve como um sinal de classificação. Um valor agregado é a velocidade. Como o HTTPS é muito mais rápido que o HTTP, ele afetará positivamente o CTR (taxa de cliques). Portanto, o HTTPS é sempre a melhor escolha.
O PageRank é um sistema de classificação de páginas desenvolvido pelos fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin na Universidade de Stanford.
Podemos pensar no PageRank como a quantidade de autoridade, e essa autoridade pode ser transferida para outras páginas ou sites por meio de links (internos e externos). É uma medida da importância de uma página em termos de quantidade e qualidade dos links que apontam para ela.
Embora o Google ainda use o PageRank como parte de seu algoritmo, atualmente são utilizados mais de 200 fatores para determinar o rankeamento de uma página perante os resultados de busca.