RESUMO DA NOTÍCIA:
O contexto atual das redes sociais
As 4 principais redes sociais e seus benefícios
As redes sociais mudaram completamente a maneira como as pessoas e empresas se conectam. Com a possibilidade de interagir com o mundo inteiro e em tempo real, as empresas se utilizam das redes sociais para diversos objetivos: divulgar seus produtos e serviços, se comunicar com seu público-alvo, abrir vagas de emprego, gerar conteúdo sobre o seu mercado, entre outras possibilidades.
A rede social mais utilizada atualmente. A ferramenta permite que empresas criem páginas personalizadas de seus negócios com o objetivo de se comunicar melhor com os seus clientes. Com interface simples, as empresas interagem com seus clientes através de texto, imagem e vídeo. Os clientes podem compartilhar em seus perfis qualquer conteúdo gerado pela empresa, aumentando o alcance de suas publicações. Existe também uma opção de anúncios. O administrador da página determina o quanto quer investir, define o público-alvo e patrocina sua publicação, alcançando assim pessoas que ainda não estão inscritas na página.
É uma rede social que funciona como um pequeno blog em que as pessoas podem escrever sobre qualquer assunto, porém com uma limitação de 140 caracteres por publicação. Muito utilizado por empresas para atrair tráfego para seus sites, como uma loja virtual, por exemplo. Também permite compartilhar informações. Por ter uma limitação de caracteres, o Twitter é muito utilizado para redirecionamento para um site, por exemplo: o produto x acaba de ser lançando, clique no link e saiba mais. Isso faz com que os usuários sejam redirecionados para o site da empresa. Também dispõe de anúncios pagos.
Rede social focada em imagens e vídeos de curta duração. O Instagram é ótimo para compartilhar curiosidades do dia a dia de uma empresa, como postagem de fotos do pessoal no escritório, por exemplo. Além disso, é muito utilizado em vídeos de demonstração de produtos.
O LinkedIn é uma rede social profissional que faz uma comunicação eficiente entre empresas e profissionais. O profissional se cadastra detalhando suas experiências profissionais, seu grau de instrução, suas competências e habilidades, entre outros aspectos profissionais. Já as empresas oferecem vagas que ficam disponíveis para que os profissionais possam se candidatar. As empresas também podem entrar em contato com os usuários que tiverem o perfil desejado para verificar o interesse em determinada vaga de emprego.
RESUMO DA NOTÍCIA:
A importância de investir em um bom site
Por que não basta apenas estar presente nas redes sociais?
De que forma um site ajuda a empresa nas redes sociais?
A sua empresa já está presente nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram? Ótimo, então agora é o momento de você também investir em um bom site para o seu negócio e contar com o apoio das mídias sociais para divulgá-lo aos clientes e potenciais clientes da internet. Juntos, um site responsivo e a presença nas redes sociais são ferramentas capazes de, entre outros benefícios, aumentar as vendas e contribuir significativamente para a popularização dos produtos ou serviços da empresa.
Embora ter contas para a sua empresa no Facebook ou no Instagram sejam estratégias que ajudem, e muito, no negócio, essas ferramentas por si só não “dão conta do recado”. Isso porque ao publicar o seu catálogo de produtos ou os serviços da empresa na rede social, os posts não são fixos e com o tempo vão sumindo.
Ao investir em um site de alta qualidade para a empresa, o negócio passa a contar com uma plataforma digital que permite a divulgação nas redes sociais e é ideal para, entre outras soluções, organizar os produtos por categoria, proporcionar aos clientes facilidades na navegação, manter um catálogo atualizado e organizado, ter um sistema de vendas e pagamento online, e muito mais.
Se a empresa já tem seguidores e clientes nas redes sociais, o site cumpre com o papel de ser a plataforma para a qual esses usuários serão direcionados pelos posts da empresa no Facebook, Twitter ou Instagram, entre outras. Segundo as regras do marketing digital, as redes sociais não são plataformas adequadas para textos grandes ou para as descrições de produto e serviços, por exemplo.
Portanto, o que a empresa deve desenvolver são posts no Facebook ou no Twitter que contenham links e levem o usuário até o site, no qual o cliente pode se informar melhor sobre o produto que deseja e também sobre as atividades da empresa. De acordo com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), aliar um site responsivo à rede social é algo essencial para promover a empresa, em diversos sentidos.
Ou seja, você também deve investir em criar um site porque é o modelo de plataforma ideal para, junto com as redes sociais, promover uma campanha e ter um veículo mais “sério” – que tira a empresa da informalidade em relação à comunicação com os clientes.
Redes Sociais: Com a explosão do empreendedorismo digital nos últimos anos, temos a certeza de que um dos pontos mais importantes para sua empresa se dar bem é a construção de uma presença forte nas redes sociais.
Cada dia mais o consumidor está conectado nas principais redes como: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest entre outras.
Por isso, reunimos dicas que são essenciais para seu negócio ter bons resultados nesses canais e explorar cada vez mais as Redes Sociais de uma forma mais assertiva.
Se você está iniciando agora um novo negócio, atente-se para iniciar de uma forma correta e posicionar sua marca para seu público-alvo de forma mais assertiva e colha bons resultados.
qual rede social esta seu publico
O erro clássico que muitas empresas comentem é querem estar presente em todas as redes sociais possíveis, ao mesmo tempo, e com conteúdos iguais em todas elas.
Você já parou para calcular a quantidade de energia, tempo e dinheiro que terá que dispender para fazer um ótimo trabalho em cada uma delas?
Não acredite que replicar o conteúdo em todos os canais seja a maneira mais eficaz de trabalhar nas redes sociais e engajar seu público-alvo.
Vamos ver algumas situações como exemplo:
1ª) Você está presente em todas as redes sociais, mas não tem tempo para criar conteúdo adaptado para cada uma delas. Com isso, possui pouca interação, alcança poucas pessoas e não vê resultado significativo em suas vendas.
2ª) Você foca em uma ou duas redes sociais que são mais frequentadas pela sua persona e, com isso, consegue produzir mais conteúdo de qualidade e dar mais atenção para a sua audiência, o que te garante um maior engajamento e aumento nas vendas.
3ª Você contrata um funcionário para fazer a gestão das suas redes sociais e acredita que ele dará conta de tudo: Design, Conteúdo (redação), estratégia (visão de resultado) e gestão dos canais (diversas plataformas).
Não é preciso pensar muito para perceber que a situação número 2 tende a ser muito mais promissora, não é mesmo? Às vezes vale mais a pena fazer o clássico “feijão com arroz” bem feito do que tentar dar um passo maior do que a perna e não ter resultado nenhum.
Ainda existe um pequeno detalhe, mas muito importante e que faz toda a diferença: Você sabe qual a porcentagem de seguidores que a ferramenta vai entregar seu conteúdo de forma orgânica?
Atualmente se fala em uma média entre 2% a 5%. Quanto maior a base de seguidores de uma conta menor a porcentagem de entrega das suas postagens de forma orgânica.
Vale a pena? Ou será necessário impulsionar (pagar) para que a plataforma entregue para uma fatia muito maior o que você está comunicando?
Por isso, o objetivo da sua publicação deve ser pensado e planejado de forma a ter clareza dos resultados. Curtidas, seguidores, vendas … Pense bem no que é mais importante e mantenha o foco!
qual melhor rede social
Há diversas maneiras de se descobrir isso.
Se existem players concorrentes que estão se dando bem nesse mercado e presentes em algumas das redes sociais, você já tem alguns bons parâmetros para seguir.
Você também pode experimentar diferentes redes sociais e ver qual delas surte o melhor resultado. Isso demandará um investimento maior para a sua empresa.
O ideal é que você tenha feito a lição de casa e construído a sua buyer persona e, dessa forma, já tem o entendimento detalhado dos canais que seu público-alvo está presente.
Se você não sabe o que é uma persona ou não sabe como criar a sua persona, sugiro que veja antes esse artigo que criamos com muitas dicas para montar a sua. Veja Aqui.
Se sua empresa tem a intenção de gerar leads com as redes sociais, tenho um artigo completo sobre esse tema. Veja Aqui.
As pequenas empresas, geralmente não possuem profissionais dedicados ou uma agência de Marketing digital para cuidar de suas redes sociais.
O próprio dono ou algum colaborador que se divide entre esta e outras funções acaba sendo o encarregado de cuidar desse importante canal de aquisição de clientes da empresa.
Por conta de outras tarefas e correria do cotidiano da empresa, o conteúdo a ser publicado geralmente é decidido no mesmo dia sem o menor planejamento se quer.
Uma gestão de redes sociais atropelada, sem muito critério na escolha dos temas que aborda, pode comprometer seu objetivo estratégico e seus resultados.
Se isso acontece na sua empresa, está mais do que clara a necessidade de planejamento ou terceirização com uma agência que você poderá cobrar os resultados posteriormente.
O tempo que você investe neste tipo de planejamento certamente será revertido em menos dores de cabeça e melhores resultados.
Siga essas dicas para ajudar com seu planejamento das redes sociais:
Levante as principais dores dos seus clientes e temas relacionados à sua empresa;
Aborde sempre as principais dúvidas e dores da sua persona;
Identifique dicas, notícias e informações na área em que sua empresa atua;
Analise as publicações anteriores que melhor performaram e quais eram os formatos (imagem, texto, vídeo, áudio);
Faça um planejamento (calendário de publicações) e mantenha uma cadência de postagens sem falhar (2x semana, 4 vezes semana, todos os dias).
Crie um material condizente com a marca da sua empresa. Não faça por fazer, faça o melhor possível para entregar qualidade ao seu público.
Além de permitir a implementação de uma estratégia de conteúdo coerente com a proposta do seu negócio, esse planejamento vai lhe permitir montar um calendário editorial de marketing de conteúdo, proporcionando muito mais agilidade na criação.
QUERO COLOCAR ESSAS DICAS EM PRÁTICA
otimize a criacao de conteudo nas redes
A base de qualquer estratégia de redes sociais para pequenas empresas é o marketing de conteúdo, e todo mundo sabe que criar conteúdo dá muito trabalho.
Mas fique sabendo que é possível conseguir ótimos resultados utilizando as ferramentas certas!
Por exemplo: muitas empresas não investem nas redes sociais por não terem conhecimento técnico para criar artes profissionais e bonitas, capazes de prender a atenção dos usuários.
Mas hoje é possível criar artes para divulgação ser um mestre do Photoshop.
Existem diversas ferramentas que fornecem uma base criativa para você aproveitar e criar um conteúdo com mais qualidade para a sua empresa.
Isso para aquelas empresas iniciantes que não possuem ainda poder para investir em um profissional ou uma agência de Marketing que trará toda a expertise para sua empresa.
Saiba que cada rede social exige um padrão de tamanho específico para a publicação, por tanto, atente-se aos detalhes operacionais de cada uma delas em que sua empresa decidiu optar para trabalhar.
Chega de falar do seu produto o tempo todo! As pessoas não querem saber mais disso em um ambiente em que elas prezam por descontração e lazer.
Sobrecarregá-las de mensagens publicitárias nesse canal é um erro clássico!
O melhor caminho para engajar seu público-alvo é oferecer conteúdos que resolvam o problema da sua persona ou consiga entretê-las nas redes.
Você deve dar a elas uma forte razão para elas interagirem com suas publicações.
Qualidade é melhor que quantidade. Use essa máxima na hora de produzir uma publicação da sua empresa para as redes sociais.
Existem marcas que priorizam a quantidade de postagens nas mídias e esquecem de enriquecer o material (conteúdo raso), e o mais importante, um conteúdo sem personalização alguma.
O seu conteúdo deve ser adaptado para o seu ICP (perfil ideal de cliente) sendo sempre um reflexo da qualidade da sua marca.
Seu engajamento e resultado na rede social depende muito de como você ativa a comunicação dentro da cabeça dos usuários.
Será que sua chamada está atraente o suficiente para que os usuários tenham vontade de fazer a ação proposta?
Os gatilhos mentais, são estímulos que o cérebro recebe, processa e considera no processo decisório.
Estudos comprovam que tomamos mais de 35 mil decisões todos os dias (Uauuuu). Dentro desse montante estão aquelas sobre o que vamos consumir. É aí que entra a estratégia de utilizar os gatilhos mentais.
Se você ainda não sabe o que é e como utilizar em sua comunicação, veja esse artigo que produzimos exatamente sobre isso.
Os gatilhos mentais ajudam a definir o próximo passo de maneira automática e estimulam o seu cliente a comprar determinado produto ou serviço.
Sugiro fortemente que se aprofunde nesse assunto para criar a sua estratégia comercial com uma comunicação mais assertiva em todas as etapas e canais de vendas.
Um dos pontos mais importantes e promissores de uma estratégia de redes sociais para pequenas empresas é a possibilidade de manter um relacionamento com seus clientes e potenciais consumidores.
Como o próprio nome já diz, são redes sociais, isso significa que as pessoas querem interagir, dialogar, se relacionar com as empresas.
Portanto, não desperdice essa oportunidade e construa uma relação de confiança com a sua audiência.
Clientes satisfeitos e fiéis serão sempre o maior ativo que sua empresa pode ter, e investir em relacionamento é o caminho mais eficiente para isso.
Esteja sempre presente no dia a dia dos seguidores, responda seus comentários, tire dúvidas e encoraje a participação.
Isso irá melhorar o engajamento, alcançando mais pessoas e atraindo novos consumidores.
De nada adianta postar e deixar o canal sem atendimento / resposta quando um usuário solicitar. Isso joga contra a sua empresa e acaba com a sua reputação nos canais.
Um dos grandes diferenciais do marketing digital é que praticamente tudo pode ser mensurado.
Os dados oriundos das redes sociais podem ser analisados e utilizados, servindo como base para decisões futuras dentro das suas estratégias e objetivos.
Parece complicado, mas na verdade pode ser bem simples. Vamos ver um exemplo:
Ao fazer uma publicação, você pode analisar como foi a receptividade da sua audiência, número de likes, comentários e compartilhamentos, além de dados demográficos, como idade e localização.
As próprias redes sociais fornecem esses relatórios, e você precisa ficar de olho para definir seus próximos passos.
Acompanhar os indicadores chave de desempenho (KPIs) que mais fazem sentido para o seu negócio é fundamental para que você saiba se sua estratégia está funcionando ou não, e identificar possíveis pontos de melhoria.
Mas atenção: é importante tomar cuidado com as chamadas “métricas de vaidade “, que não possuem um impacto direto nas vendas e nos objetivos de negócio relacionados a receita.
monitore os resultados nas redes sociais
Podemos perceber neste artigo que não é tão simples trabalhar nas redes sociais e obter resultados satisfatórios, certo?
Fazer só por fazer é a pior opção a ser escolhida. Só trará resultados negativos de desperdício de tempo, dinheiro, reputação da marca e resultados efetivos.
A estruturação e planejamento correto é o diferencial que fará com que a sua empresa alcance melhores resultados nas redes sociais.
Não adiante fazer diversas postagens se a entrega das plataformas for baixa.
Opte por impulsioná-las e consiga mais resultados efetivos e visibilidade de um novo público. Dessa forma, você consegue crescer a sua base e aparecer de forma orgânica para uma maior fatia também.
Produza conteúdos de qualidade em menor quantidade. Isso fará você economizar recursos e obter melhores resultados.
Foque no seu perfil ideal de clientes e em suas dores. O que seu produto ou serviço pode auxiliar a sua persona a acabar com a sua dor?
Direcione seu conteúdo para isso com uma abordagem amigável sem querer vender a todo momento.
Artigos complementares para sua pesquisa:
Comunicação empresarial: O que é, sua importância e benefícios para sua empresa
Tráfego Pago: O guia completo com dicas práticas
Saiba como escolher uma agência de marketing digital
Sobre a Agência Next4
A Agência Next4 possui mais de 16 anos de expertise no segmento de Marketing Digital. Isso se traduz no conhecimento profundo de técnicas e estratégias validadas ao longo do tempo.
Sabemos exatamente o que fazer em cada camada da estratégia de Marketing e priorizamos a performance e resultados em vendas.
Conte com um time experiente de analistas de Marketing, especialistas em redes sociais, especialistas em compra de mídia (tráfego), programadores, analistas de dados (BI) e especialistas em ferramentas como RD Station, CRM, mLabs, e softwares de integração.
Colocamos a sua disposição um time completo de especialistas por um valor diferenciado em relação a entrega de todos eles.
Fale com um especialista agora mesmo e entenda como podemos levar sua marca para outro patamar. Temos diversos cases de sucesso que comprovam a nossa qualidade.