Bom, primeiramente vamos para a definição deste item tão fundamental, a gestão de conteúdo é basicamente todo o processo de planejamento, criação, revisão, publicação e promoção de conteúdo.
Além disso, engloba outra parte super importante que é a mensuração de resultados e também o gerenciamento de toda a equipe de marketing para se ter êxito em todas as ações.
Para se ter sucesso na gestão de conteúdo é necessário focar não apenas no conteúdo em si e posts em redes sociais, se não houver uma estratégia por trás das publicações não serão bem sucedidas e tudo vai falhar.
Uma das principais dicas é produzir conteúdos que conversem entre si, ou seja, interligados e não aleatórios. Uma agenda de conteúdo se faz necessário para melhor visualização das pautas e organização da empresa.
Quando o assunto é blog, por exemplo, o objetivo principal é desenvolver um conteúdo relevante que vai engajar o leitor e fazer com que ele se torne um lead e depois é claro, um cliente.
Continue a leitura deste artigo e conheça um pouco mais sobre a gestão de conteúdo dentro do Marketing Digital da sua empresa.
Saber administrar e gerenciar conteúdo não é algo complicado, desde que seja feito de forma correta você terá inúmeros benefícios, para que isso aconteça é necessário realizar algumas etapas com atenção, entre elas:
Saber planejar seus conteúdos;
Pesquise as principais palavras-chave que são necessárias e imprescindíveis para o bom posicionamento da sua marca;
Organizar de forma correta toda sua agenda de postagens;
Buscar sempre inovar e criar conteúdo cada vez melhor;
Não faça nada com pressa, edite seus conteúdos com calma;
Faça uma análise e opte pelos canais onde seu conteúdo será melhor divulgado;
Não esquecer de mensurar todos os resultados da sua gestão e estratégia de marketing para saber o que está indo bem e o que pode melhorar.
Os objetivos vão orientar todo o trabalho. Por exemplo, será que a intenção da sua empresa é aumentar o tráfego no site e no blog?
Aumentar o engajamento nas redes sociais? Aumentar a base de leads?
Levar os leads à decisão de compra? Fortalecer sua autoridade no mercado? Reconstruir a reputação da empresa?
Quando desenvolvemos um projeto sempre temos em mente onde ele vai chegar e qual será o resultado, na gestão de conteúdo é a mesma coisa.
Sempre estabeleça suas metas, sejam elas obter mais seguidores, leitores, ouvintes, ter 100 acessos ou 1 milhão, o importante é traçar estratégias para chegar ao seu resultado com maior êxito possível.
Dica: Conteúdos exclusivos, que sejam completos (sobre o tema abordado), que tenham variações entre texto, imagens, vídeos e áudio, são os conteúdos que melhor se posicionam nas buscas orgânicas e que tendem a ter uma melhor aceitação por parte dos visitantes.
Para se ter sucesso no gerenciamento de conteúdo é preciso seguir 6 etapas fundamentais, são elas:
Para se ter êxito é preciso ter uma persona, se não, provavelmente você não vai conseguir chegar aos seus objetivos. Saiba tudo sobre como criar uma persona aqui.
Se você não sabe onde quer chegar não tem como saber se algo vai dar certo, dessa forma corre o risco de alcançar apenas algumas pessoas e não ter uma audiência engajada que traga algum retorno.
Outro ponto super importante é definir o tom de voz e linguagem que serão usadas durante a produção do conteúdo.
Ou seja, é importantíssimo que todos os profissionais envolvidos neste processo sigam o padrão estabelecido de acordo com a persona.
Além disso, tenha em mente quais palavras-chave você e sua equipe deve explorar dentro de cada conteúdo criado.
Quando for elaborar os conteúdos a serem divulgados é de suma importância que seja elaborada uma pauta para cada conteúdo.
Então, oriente sua equipe de redatores e defina os tópicos que vão ser abordados e dê referências para guiar toda essa fase de produção.
É importante que você especifique tudo aquilo que deve ser abordado no conteúdo levando em conta as seguintes questões:
Qual é o principal objetivo deste conteúdo?
Em quais meios ele será divulgado?
Para quem ele será direcionado?
Qual o deadline para entrega do conteúdo?
Ao definir detalhes como esses é possível verificar de perto como o conteúdo está sendo desenvolvido e assim é possível ajustar ao longo do processo e manter o conteúdo em dia.
É importante definir revisores especializados para opinar sobre o conteúdo.
Estes profissionais não só vão conferir o conteúdo, mas também irão checar itens bem específicos como erros gramaticais, o tom da linguagem e mensagem, se atende aos padrões de SEO e a relevância do conteúdo.
Saiba mais o que é SEO e para que serve neste Post Blog.
Além disso, eles devem dar o feedback sobre o conteúdo para os redatores para que eles fiquem cada vez mais alinhados à estratégia traçada.
Para que o conteúdo seja publicado de forma correta é preciso que toda a equipe colabore ou seja se um setor atrasar vai comprometer toda a programação.
Então é super importante que os redatores entreguem o conteúdo no prazo estipulado. Além disso, uma boa dica é deixar no cronograma uma brecha para prever possíveis extensões de prazos ou atrasos.
Em relação às publicações, é preciso definir todos os conteúdos que serão publicados imediatamente, todos aqueles que serão programados e também o envio de uma prévia do conteúdo através de um newsletter.
Lembra da persona que mencionamos no início? Pois ela será fundamental aqui.
Para saber como o conteúdo será promovido é preciso saber onde a persona estará. Então escolha com atenção e precisão as redes sociais ou sites onde você destinará o seu conteúdo.
Além disso, é preciso definir os dias e horários onde as publicações surtirão mais efeito. Lembre-se de manter a frequência das publicações para manter seu público e rede engajados.
Para mensurar se suas estratégias estão dando certo é preciso dispor de ferramentas que são ideais para cada tipo de plataforma onde o conteúdo foi publicado.
Como por exemplo, no caso dos blogs, a melhor ferramenta para analisar os resultados é através do Google Analytics, já quando o foco são as redes sociais cada uma possui o próprio painel de métricas, o que facilita bastante.
Ademais é preciso analisar tudo, não apenas aquilo que não teve um bom desempenho.
Se algo deu certo, tente entender tudo o que levou aquele conteúdo ao sucesso para poder aplicar se possível a mesma estratégia nas futuras publicações.
Com o resultado das análises é possível corrigir o que não deu certo para que das próximas vezes o conteúdo tenha um desempenho melhor.
Sugestão: Seguem alguns artigos complementares para enriquecer a sua leitura sobre o tema:
Curadoria de conteúdo e os benefícios dentro da estratégia de Marketing Digital
A gestão do Marketing de Conteúdo para engajar o consumidor
Calendário editorial: Como criar o seu
Conclusão sobre a gestão de conteúdo
Enfim, deu para perceber o quão é importante gerir o conteúdo para se ter sucesso nas publicações?
Sem uma estratégia dificilmente você conseguirá ter conteúdos bem engajados e assim de cara o seu projeto possivelmente vai falhar.
Então invista sem medo na gestão e envolva toda a equipe definindo o papel de cada um e estabelecendo tudo que for necessário para se obter êxito.
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo, fale com um de nossos especialistas.
A Next4 é especialista em Marketing de Conteúdo / Inbound Marketing.
RESUMO DA NOTÍCIA – A gestão de marketing de conteúdo para engajar o consumidor
Introdução ao marketing de conteúdo
O que é marketing de conteúdo e a gestão de conteúdo
Gestão de conteúdo para a geração de leads
Requisitos para o sucesso da gestão de conteúdo
Passo a passo para uma boa gestão de conteúdo
Atualmente, o mercado digital já é uma realidade no mercado, empresas que buscam ser sucedidas precisam oferecer
o melhor conteúdo, assim poderão ficar presentes no mercado e adquirir uma presença digital melhor, além de educar
os leitores e atraí-los.
Com a chegada da web as formas de engajar o consumidor foram alteradas, é um fato. Nesta nova forma de
engajar o consumidor, não são as empresas que devem chegar até o consumidor, mas sim os consumidores
chegarem até as empresas. E como isto é feito? Existe um grande número de maneiras, mas a principal e quem tem se
mostrado uma das mais eficientes é o marketing de conteúdo.
Afinal, quando bem planejado, o marketing de conteúdo pode realmente fazer muita diferença dentro de um negócio;
veremos muitos exemplos mais à frente.
No entanto, além das estratégias, é necessário organizar, planejar, criar e medir os resultados do
marketing de conteúdo, que é realmente muito importante.
Tenha em mente de que nada adianta publicar 10 artigos, por exemplo, em uma semana e na próxima não publicar nenhum.
Produzir conteúdo sem organização não é uma estratégia nada eficaz. Sendo assim, continue lendo este artigo e
saiba mais sobre o marketing de conteúdo para blog, ebook, youtube, redes sociais, etc.
A gestão de conteúdo
Antes de qualquer coisa é importante definir ao certo o que é a gestão de conteúdo, tão importante
para melhorar os resultados do seu negócio.
Esse termo tão conhecido dentro do marketing de conteúdo diz respeito a todo o processo de armazenar,
consolidar e organizar todas as peças que irão fazer parte de um determinado conteúdo em um só lugar.
Tudo isso com o objetivo de facilitar ao máximo o momento da produção do conteúdo de qualidade e, além disso,
fazer com que o mesmo atenda às expectativas e traga bons resultados.
Essas peças são: links de referência, imagens, desenvolvimento de vídeos e de infográficos para
complementar o conteúdo, selecionar as palavras-chave, entre outras ações.
Ou seja, ao organizar tudo isso, ao fazer a gestão de conteúdo, o processo de produção de conteúdo de qualidade
acaba se tornando um pouco mais simples.
Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de conteúdo é um dos primeiros passos para conseguir fazer um
marketing de conteúdo épico.
O Marketing de conteúdo na geração de leads
Provavelmente você já deve ter entrado em uma página da internet que, já de cara, pedia algumas informações suas,
tais como o seu nome, e-mail e/ou telefone. Em troca, eles lhe dariam algo: um e-book, um vídeo exclusivo, uma dieta,
uma tabela. Enfim: algo que certamente lhe interessaria.
E o que é isso? Geração de leads – é por meio da oferta de conteúdo exclusivo, relevante e de qualidade
para o seu público-alvo que você consegue tirar dele informações de contato, o que lhe será benéfico em futuras
estratégias de marketing digital. Com os leads em mãos, você poderá trabalhar
para transformá-los em futuros clientes.
E se você está confuso na hora de gerar leads de confiança e verdadeiramente atrativos para o seu público-alvo, não tem problema: nós vamos lhe ajudar.
1. Webinar
Webinar é um termo relativamente novo, porém, sua proposta é bem atraente: transmissões de vídeo ao vivo, ou então, gravadas pela internet.
Uma boa alternativa é manter o foco em um tema específico e que trará confiança e credibilidade para
a sua marca/empresa, mostrando que ela é uma verdadeira referência neste sentido.
Se você tem uma empresa de suplementos alimentares, por exemplo, pode gravar (ou transmitir ao vivo)
um webinar sobre os benefícios e malefícios do consumo de suplementação para a saúde dos atletas. O que acha?
2. E-books
Certamente os e-books são os mais conhecidos no que se refere ao assunto de marketing de conteúdo.
Isso porque ele nada mais é do que um livro em formato digital, criado exatamente na intenção de ser lido na tela.
O seu conteúdo deve ser facilmente compreendido, motivo pelo qual eles devem ter, no máximo, 30 páginas.
3. Kit
Que tal montar ‘um kit’ com, no mínimo, dois tipos de conteúdo diferentes? Pois é: aqui você pode oferecer,
gratuitamente, um e-book e um curso gratuito, um webinar e um e-book, ou um curso e um webinar. Você é quem decide.
Dessa forma o seu cliente se sentirá ainda mais atraído, uma vez que ele percebe as vantagens ao oferecer
suas informações de contato: ele receberá dois conteúdos relevantes e que é claro, lhe interessam.
Outra dica neste sentido é oferecer kits de materiais do mesmo formato (como dois e-books, por exemplo),
porém, com assuntos diferentes – mas relacionados entre si.
4. Templates
Templates de currículos, templates de tabelas para economizar dinheiro, templates de documentos ou
contratos profissionais e assim por diante.
Se você tem um blog com conteúdo de qualidade voltado para profissionais de vendas que atuam
de modo autônomo, por exemplo, que tal oferecer a esse público um template com um calendário
para facilitar a organização de suas visitas comerciais?
Sendo assim, os templates nada mais são do que ‘modelos’ de documentos que já estão prontos
para serem utilizados – e nas mais variadas situações. Pense em um template bacana que tenha a ver
com o seu site/blog e com certeza ele será muito bem recebido pelo seu público alvo.
Para que o marketing de conteúdo atinja seus objetivos, ele deve fazer parte de uma estratégia de
marketing digital mais ampla, e este é o primeiro requisito para sua eficácia.
No entanto, existe uma série de outros requisitos para que uma estratégia digital baseada
em conteúdo seja realmente eficaz, como:
✓ Qualidade: o conteúdo deve ser de extrema qualidade em termos de escrita, já que qualquer erro pode prejudicar a imagem de sua empresa;
✓ Relevância para o público-alvo: as pessoas devem querer ler o conteúdo, coisa que só farão se tratar de útil e/ou interessante;
✓ Capaz de criar engajamento: é preciso que os usuários criem um vínculo com sua empresa.
Um exemplo de fazer isto através de marketing de conteúdo é oferecendo
em e-book (com qualidade e relevante!) em troca do e-mail ou assinatura do newsletter por parte do usuário.
Dessa maneira, se aventurar pelo universo do content marketing (ou marketing de conteúdo) – termo técnico –
requer bastante experiência e know how, de outra forma, o tempo e o investimento feito será em vão
ou trará resultados abaixo da expectativa.
É válido ressaltar que a gestão de conteúdo precisa ser muito bem organizada e pensada.
Existem várias etapas que a compõem e é necessário seguir cada uma delas para que
todas as estratégias criadas sejam realmente eficazes.
Ainda não sabe como fazer uma boa gestão de conteúdo? Então veja alguns passos importantes logo a seguir.
Para começar, é de extrema importância definir qual o público-alvo e a sua necessidade.
É claro que criar uma persona é ainda melhor para uma boa gestão de conteúdo, no entanto,
apenas ter o público-alvo definido já faz muita diferença.
As dores e as necessidades desse público devem ser abordadas de alguma forma dentro dos conteúdos oferecidos.
Caso contrário, essas pessoas não irão consumir os conteúdos, mesmo que eles sejam de qualidade,
e assim a sua estratégia de marketing de conteúdo não irá funcionar.
Apenas definindo o público-alvo ou a persona é possível acertar nas estratégias do marketing de conteúdo.
As palavras-chave são realmente importantes no momento de fazer marketing de conteúdo para blogs, principalmente artigos.
Isso porque elas são utilizadas pelas pessoas no momento de fazer alguma pesquisa no Google,
por exemplo, a respeito de um determinado assunto.
Mas, é claro que antes de definir a palavra-chave é necessário ter em mente o tema do conteúdo.
Afinal, só com o tema definido será possível procurar quais são as palavras-chave mais utilizadas para buscar
conteúdos pela maioria das pessoas, mais especificamente, pelo público-alvo do seu negócio.
Portanto, definir a palavra-chave antes de produzir é outro passo importante para fazer a gestão de conteúdo de qualidade.
É praticamente impossível decidir de última hora produzir e publicar um artigo de 3.000 palavras em um mesmo dia, não é mesmo?
É por isso que um dos passos principais para fazer uma boa gestão de conteúdos é planejar as publicações.
Além de deixar o conteúdo com mais qualidade, por exemplo, o planejamento é capaz de fazer
com que seu público nunca fique sem conteúdo. Isso também vale para vídeos, infográficos, entre
outros tipos de materiais de conteúdo.
Dessa forma, é outra etapa fundamental para compor uma boa gestão de conteúdo.
Uma boa forma de fazer esse planejamento das publicações é com a criação do seu calendário editorial.
Por fim, mas não menos importante, depois de fazer todos os passos anteriores, é necessário escrever o conteúdo.
Isso, é claro, respeitando o público-alvo, o tema e as palavras-chave e o planejamento realizado.
Caso contrário, de nada adiantará ter feito todos os passos anteriores.
Uma gestão de conteúdo, portanto, é boa quando feita seguindo todos os passos da forma certa,
ou seja, sem pular nenhum deles.
A produção de conteúdo de qualidade, na verdade, sempre será uma das últimas etapas de todo o processo
de marketing de conteúdo, tirando a divulgação e a mensuração de resultados.
Além disso, nunca se esqueça do quão importante é produzir conteúdo relevante para melhorar os resultados do seu negócio.
Muitas empresas e empresários ainda não investem o quanto deveriam em marketing de conteúdo, infelizmente.
Se investissem, veriam a médio e longo prazo a diferença que uma gestão de conteúdo correta pode fazer.
Sendo assim, como você observou ao longo do artigo, a gestão de conteúdo é fundamental para que todas
as estratégias de marketing de conteúdo previamente definidas possam atingir realmente os resultados esperados.
Por isso, não deixe de implementar essa estratégia no seu negócio!
O passo a passo para fazer Marketing de Conteúdo de qualidade
Para não frustrar a ação de marketing, e realizar marketing de conteúdo de qualidade,
como vimos nos exemplos e conceitos acima, vale contar com a expertise de uma agência especializada.
Se precisar, conte com a Next4, pois estamos há 15 anos no mercado,
entregando melhores resultados para os clientes.
RESUMO DA NOTÍCIA: marketing de conteúdo
O conceito de marketing de conteúdo
Identificação de conteúdo
Conquista de clientes
A importância do Marketing de Conteúdo para a audiência
O marketing de conteúdo não é necessariamente uma ferramenta nova, mas não há como negar a sua maior popularidade nos últimos anos, quando esse tipo de marketing começou a ser cada vez mais discutido e suas estratégias divididas em cursos, seminários e livros, entre outros canais.
Reconhecer qual é o seu público, investir em estratégias e conteúdos relevantes são ações de extrema importância, mas que, nem sempre, trarão um resultado palpável e efetivo, por isso, é preciso ter consciência sobre algumas medidas que podem ser tomadas para atrair o seu público-alvo e fazer com que o marketing de conteúdo traga resultados comerciais importantes.
✓ Identificando o seu público
É impossível alcançar as suas metas sem saber com qual público você está se comunicando. Por isso, é necessário saber reconhecer com quem você quer falar e qual a contrapartida que esse público pode trazer para a sua empresa.
Independentemente se o seu marketing de conteúdo é no segmento B2B, quando se estabelece uma relação de empresa para empresa ou B2C, quando as estratégias são traçadas diretamente para o consumidor final, o sucesso só será possível se todo o conteúdo for extremamente personalizado para agradar as pessoas certas (ICP).
✓ Conquistando clientes
Existem algumas ferramentas e medidas que podem ser adotadas para fazer com que o seu marketing de conteúdo seja revertido para negócios.
Uma delas é a adoção da chamada Landind Page, que nada mais é do que um site especial apenas com a apresentação do seu negócio.
Objetiva, a página visa “prender” o futuro investidor e deve conter todas as informações necessárias sobre a sua empresa, além dos seus cases de sucesso.
Demonstre a eficiência e qualidade de seus produtos e serviços de maneira clara, voltada para a divulgação de métricas item que, com certeza, é um dos fatores principais na hora do futuro investidor escolher a sua instituição, e não a sua concorrente.
Busque também exemplos de sucesso de quem já é o seu cliente, pois esses testemunhos ou entrevistas reais em que um cliente fala sobre as melhorias que teve após a contratação do seu serviço cria uma empatia em quem ainda está em dúvida sobre contratar ou não a sua empresa.
A internet está cheia de anúncios, sites, empresas querendo ganhar a atenção de novos clientes e atrair novos consumidores para seus produtos.
No entanto, assim como há muitos sites, blogs e anúncios com ótimos conteúdos, há outros que não se preocupam muito com a qualidade daquilo que postam na internet, e isso prejudica o marketing de conteúdo.
Além da qualidade do conteúdo que é postado na internet, é importante que as empresas saibam identificar aquilo que os possíveis clientes desejam, anseiam.
E muitas empresas estão falhando nesta identificação, o que acaba causando o efeito contrário na hora de angariar novos consumidores.
✓ Uma imagem que vale mais do que mil palavras
Antes de pensar num site próprio, com conteúdo semanal ou até diário e um contato bem próximo com o público-alvo, pense na sua logomarca, no seu slogan.
Agora esqueça que você é o dono da empresa ou um diretor importante de marketing e pense como um possível cliente da sua própria empresa. Esta logomarca e este slogan te chamam a atenção?
Um bom slogan e uma logomarca marcante podem atrair um cliente apenas pelo simples fato de aparecerem na tela deste cliente.
A logomarca é o primeiro contato que uma pessoa tem com sua empresa. O slogan chama a atenção desta pessoa para saber o que você tem a oferecer e qual a sua intenção com ela.
Especialistas afirmam que é importante saber utilizar a logomarca e criar um slogan que tenha a ver com aquilo que sua empresa faz no mercado. As pessoas irão ligar a logomarca e o seu slogan a sua empresa sempre que precisarem de algum serviço que você presta.
✓ Escreva aquilo que as pessoas querem ler
Ter um site próprio empresarial não deve ser um hobbie. Por mais que você tenha um estilo especial de escrever, goste de certos assuntos e queira expor isso na internet, num site empresarial seu objetivo é atrair clientes.
E, neste caso, deve escrever aquilo que elas precisam e procuram, mesmo que isso signifique fugir do seu estilo e de seus assuntos preferidos.
Pesquisar aquilo que as pessoas estão procurando pode te ajudar a criar conteúdos mais adequados ao seu público-alvo. Seja proativo e conquiste mais clientes!
Descubra problemas e encontre oportunidades para aumentar o desempenho do seu negócio agora!
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